De volta ao Chile, Punta Arenas e Puerto Natales.

Deixamos Ushuaia e seguimos pelo mesmo caminho pelo qual viemos, afinal estávamos na Ilha da Terra do Fogo e deveríamos voltar para o continente. Passamos ao lado do lago Fagnano, pelas cidades de Tolhuin e a Estrada sempre deserta. Passamos novamente por Rio Grande e uma placa numa zona militar chama a nossa atenção, nela os dizeres “Las Malvinas son Argentinas” e pensamos será que a Argentina ainda pensa em outra batalha depois de tantas mortes na Guerra das Malvinas ?! 

             

Continuamos nosso caminho e chegamos ao estreito de Magalhães para a travessia. Como já era noite, paramos ao lado do local de embarque, numa edificação abrigada do vento. Colocamos um pouco de água para o banho e nos preparamos para dormir. Tudo ia bem até onze e quinze da noite, quando ouvimos um grande estrondo, fiquei preocupado e fui até a margem do estreito ver o que havia acontecido. Quando cheguei fiquei impressionado com a cena, uma carreta muito grande, com mais 30 metros de comprimento, transportava um trator do tipo carregador, enorme, que ao desembarcar da balsa tombou e o trator caiu de cima da carreta. A situação ficou complicada, ao cair o trator bloqueou a saída dos outros veículos da balsa, o eixo dianteiro do trator se soltou e foi parar na entrada da rampa de saída.

            

           

A partir daí os funcionários da empresa que opera a balsa partiram para um plano alternativo, deslocaram a balsa para uma segunda rampa de desembarque, cerca de 400 metros distantes da outra. A balsa encostou e os veículos puderam desembarcar normalmente. Como o processo de retirada do trator e da carreta seria trabalhoso e demorado fui dormir. No dia seguinte fui até a margem checar a situação e estava tudo bem, o trator e a carreta já haviam sido retirados e estavam no acostamento da pista. Deu para ver o grande estrago no trator que era novo e estava a caminho de um concessionário da marca. Partimos para o embarque, desta vez o mar estava calmo e sem ondas, o céu azul contribuiu para uma travessia mais agradável, bem diferente da vinda.

            

           

Aproveitamos para curtir a travessia, desta vez no lado de fora, vendo de perto ás águas do estreito. Depois de 25 minutos já estávamos na outra margem e a caminho de Punta Arenas. A viagem é tranqüila, um pouco mais de 200 kms, e no caminho avistamos um rebanho impressionante de ovelhas, eram cerca de 3.500 cabeças sendo conduzidas por dois peões com seus cavalos e cachorros ensinados. Na verdade são os cachorros que praticamente levam todo rebanho para fazenda só ouvindo os assovios dos cavalheiros. Aos poucos o movimento de gente e de casas foi aumentando e chegamos ao centro da cidade.

             

Desta vez pude esclarecer uma dúvida sobre a eterna briga entre Ushuaia e Punta Arenas de qual seria a cidade mais austral das Américas. A explicação é simples, a cidade mais austral da América do Sul, em termos geográficos é Ushuaia só que ela está numa ilha. Sendo assim, a cidade mais austral do continente americano é Punta Arenas, pois ela está no continente, em terra firme e não numa ilha como Ushuaia. A cidade chilena é simpática e bem organizada. Na praça central com antigas construções e um trânsito organizado já é fácil notar que estamos em outro país.

             

No Chile temos a impressão de que tudo funciona, as ruas são limpas, as pessoas são prestativas e recebem com muita simpatia seus visitantes, afinal a cidade é rota de várias expedições a Antártida e rota dos navios de carga que cruzam as Américas. Para os chegados a uma compra vale a visita a Zona Franca de Punta Arenas, os preços são convidativos, especialmente de vinhos e outras bebidas. Visitamos alguns atrativos da cidade como o monumento ao ovelheiro e uma exposição sobre a Antártida no porto. Passeamos pela bela orla de Punta, aonde vimos às cores frias do entardecer num grande píer abandonado. Nele, centenas de aves usavam aquela estrutura de madeira como dormitório e assim o cenário ficou ainda mais belo para imagens.

            

               

No dia seguinte fomos almoçar no restaurante Puerto Viejo, perto do porto onde queríamos experimentar a grande estrela da gastronomia local, conhecida como “centolla”, um gigantesco crustáceo encontrado logo em frente, nas gélidas águas do oceano, Além da Centolla o restaurante também tem em seu cardápio uma farta gama de pratos com frutos do mar. Optei por um creme de centolla e foi uma ótima pedida, em vez de ficar brigando com as patas do crustáceo, onde está à carne, o prato já trazia a carne em forma de creme com algumas patinhas sem a casca como decoração do prato.

           

Que delícia, se você passar por Punta Arenas não deixe de experimentar ! A Letícia optou pelo tradicional salmão que também não ficou atrás, estava muito saboroso. Aproveitamos para degustar um delicioso licor a base de uma fruta local, conhecida como calafate, comum nestas regiões do Chile e da Argentina. Depois do nosso tour gastronômico chegou à hora de seguir para a cidade de Puerto Natales, porta de entrada do Parque Nacional Torres del Paine, um dos locais mais fascinantes da Patagônia. Puerto Natales é uma cidade portuária que normalmente recebe os turistas que vão ao parque, oferecendo várias opções de pousadas e hotéis. É claro que não faltam lojas de equipamentos para caminhadas, escaladas e para suportar o frio, pois esta região faz frio praticamente o ano inteiro.

             

              

De Puerto Natales também é possível embarcar com carro, caminhão ou até motorhome em um cruzeiro de quatro dias até a cidade de Puerto Montt. A viagem é fascinante, passa pelos fiordes e geleiras chilenas, lagos envoltos por montanha.

              

Se você quiser relaxar um pouco, viajando por belas paisagens, procure a empresa NAVIMAG e veja qual é a melhor opção, os preços vão de 300 a 1500 dólares por pessoa. O veículo é pago a parte, de acordo com o tamanho e motorhomes são cobrados por metro linear, cerca de 30 reais o metro. No verão é necessário fazer a reserva com antecedência, pois a procura é grande neste período. Se você estiver de passagem pela cidade, perca algumas horas na orla, cisnes de pescoço negro, os mesmos que freqüentam a Lagoa do Peixe, no sul do Brasil, o azul profundo das águas com as montanhas majestosas cobertas de neve compõem um cenário deslumbrante.  Com mais tempo você pode conhecer a Cueva Del Milodon, uma caverna distante cerca de 30 km da cidade, onde foi encontrada uma ossada de uma preguiça gigante. Um centro de visitantes mostra a evolução geológica da região e das espécies que viveram ali há milhares anos.

              

               

A caverna é interessante, um salão enorme onde eles reproduziram em concreto uma réplica do animal, a mesma que está na entrada da cidade, portanto não espere muito da visita. Sobre nossa parada com o motorhome em puerto Natales, vale dizer que os funcionários de postos Chilenos são sempre mais atenciosos que nos postos argentinos. No dia seguinte deixamos o posto COPEC, onde paramos o motorhome, dormimos tranquilamente e seguimos para o Torres Del Paine.

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Category : Diário de Bordo

16 Comentários → “De volta ao Chile, Punta Arenas e Puerto Natales.”


  1. JOSÉ GOMES / MARILIA

    14 Anos ago

    O POVO CHILENO COM CERTEZA É MAIS ATENCIOSO QUE OS ARGENTINOS, NÃO É ATOA QUE ME CASEI COM UMA CHILENA . RSRSRSR TENHAM UM BOM DIA….

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  2. Rogério R P Carvalho

    14 Anos ago

    Parabéns pelas fotos Eduardo, ficaram muito show, além dos comentários sobre a história das cidades por onde vocês passam.
    Boa sorte ai pra vocês.

    Rogério

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  3. Marcos Machado

    14 Anos ago

    Edu e Letícia,
    Parabéns pela aventura. Acabo de ler todas as postagens do diário de bordo de uma vez. As fotos são excelentes. Notei que a Letícia está filmando a aventura. Nenhuma chance de vermos os vídeos no Youtube?
    Suas dicas são muito preciosas, pois quem sabe um dia eu faço viagem parecida. Eu tenho uma Safari. Não vou ter tanta desenvoltura quanto vocês, mas se aqueles franceses estão encarando tudo de bicicleta, por que não?
    Fiquei surpreso com o carcará, não imaginava que um animal do quente nordeste brasileiro pudesse ser avistado em lugar tão gelado, mas depois de sua foto fui consultar a Wikipedia e soube que ele está em todas as Américas.
    Ah, sei que seu veículo é diesel, mas se puderem confirmar se GNV tem mesmo muita disponibilidade nos países do sul do continente, eu agradeceria.
    Abraços e boa jornada.

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  4. Marcos Machado

    14 Anos ago

    Ah, hoje os Argentinos tentam recuperar as Malvinas pela via diplomática. A exemplo do que fizeram com Hong-Kong é possível que os ingleses a devolvam se atendidas duas condições. 1 – O interesse econômico sobre a região acabar ou 2 – A Argentina virar uma potência militar semelhante à China. Fácil, né?
    Mas, bem, as estátuas sempre estarão presentes. Muita gente deu a vida nesta guerra e sempre terão que ser homeageados, mesmo que hipócritamente. Aliás, se você quiser arranjar briga por aí é só chamar as ilhas de Falklands, mas aconselho a não fazer isso :) .

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  5. emanuel neves

    14 Anos ago

    não deixem de acampar no camping que tem lá em torres del paine !! é show !!
    e depois em el calafate tem um camping bem no centro, pertinho do posto de gasolina.
    boa viagem
    neco e rose

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  6. igor

    14 Anos ago

    olá crianças,,,,cada vez mais bonito as imagens dos lugares visitados,,,o pessoal aqui esta achando o Issa meio abatido,,,,leticia da uum tempo pro cara,,,,,,teve encontro aqui em joinville levei a toyota
    pra demostração, tentando vender,,,o pessoal fala muito de vcs” dois ok,,,,,continuem,,,,estamos aqui,,
    lembrando sempre dos amigos,,,,,,,o leticia o cara e´romantico cada restaurante heimmmmmmmm
    att. Igor

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    • eduardo

      14 Anos ago

      Beleza Igor, estamos produzindo material para que as pessoas possam conhecer os lugares e viajar com a gente !
      Abraços

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  7. Cesar e Dani

    14 Anos ago

    Ola
    Estamos adorando ver e ler todos os depoimentos, acompanhando voces nesta linda viagem.
    Ate chegar ai no Ushuaia, quantos km ja rodaram? Sabe dizer o custo somente de combustivel ate a chegada a Ushuaia? Sabemos que o F4000 possui 4×4, já usaram esta alternativa do veiculo? Se não tivessem 4×4, ate a chegada a Ushuaia, algum problema? Alguma sugestao para quem deseja fazer esta viagem com veiculo sem 4×4 na primavera/verão? Otima viagem, Deus lhes proteja sempre. Cesar/Dani

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  8. Muito legal essa região toda. Relembramos as nossas aventuras quando estivemos por lá em 2010.
    Se tiverem interesse acessem o site http://www.viagemfamilia.com
    Boa Viagem, abraços

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  9. Paulo Orlandeti

    14 Anos ago

    Uma bela surpresa descobrir sobre o trabalho dos parques nacionais e arranjou um fã, que já era fã lá nas antigas, mas tinha perdido o contato, porém agora pretende acompanhar o desenrolar desta aventura.
    Bacana seu trabalho, e pensando bem, e sem querer ser profeta do acontecido, mas já sendo, é bem fácil imaginar que enquanto fazíamos escola técnica vc não seria um “comum”.
    Parabéns, sorte e sucesso.

    Paulo Orlandeti

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    • eduardo

      14 Anos ago

      Grande amigo Orlandeti, quanto tempo a gente não se fala, muito Legal ouvir notícias suas !
      Estamos aqui nesta empreitada louca de percorrer num motorhome de Ushuaia ao Alaska.
      O projeto parques nacionais foi um grande aprendizado em termos de Brasil, percorri durante 5 anos os cantos mais escondidos e inóspitos do nosso país e agora estamos aqui tatiando as américas. continue acompanhando nossa aventura e um grande abraço a você.

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  10. Erico Neves

    14 Anos ago

    Caro Aventureiro, estamos acampanhado sua saga de aventura, que Deus singa na frete abrido o caminho que sua aventura seja de sucesso e muito prazer .Ficamos torcendo que seu roteiro planejado seja completado com exito, ficamos aqui na coruja dos seus relatos de viagen, grande abraços que uma dia na estrada da vida nos encontramos e possamos nos conhecer ,eu ao meus 66 anos depois tambem de muitas aventura por terra e por mar que sua gloria seja semalhante as minhas sempre com muita prudencia para poder chegar ao fin de mais uma jornada pois de passo a passo se chega ao longe como sempre digo o homen não vence o mar nem as inteperes da natureza mais foi Deus que nos deichou passar ” Asas ao seus sonhos e méritos pelas suas realizações.” Grande abraços Erico e Ligia de Floripa-SC 10/jun/20011

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  11. Sergio e Alzira

    14 Anos ago

    Ola.
    Parabens pelo diário, esta muito bom para quem quer fazer uma viagem a qualquer um destes pontos.
    Só hoje fiquei sabendo desta pagina, epode ter certeza que vou acompanhar dia a dia..
    Tambem tenho um MH, sou campista (ja acampei varias vezes no CCB Clube dos 500) que inicou com barraca, treiler e agora já no segundo MH. Ja fiz algumas viagens, no Brasil, uma parte da Argentina e Uruguai.
    Tenho um blog onde coloco um pouco da história da minha vida de campista.
    Blog : http://sergiomoritz.blog.terra.com.br/http://sergiomoritz2.blog.terra.com.br/http://sergiomoritz3.blog.terra.com.br/
    Desejo uma otima continuação da Travessia, e muita história e fotos da viagem.
    Um grande abraço.

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  12. Bidy

    14 Anos ago

    Amigos Edu e Leticia, parabens pelas materias, consegui fazer uma nova viagem pelo ushuaia visualizando suas fotos, como foi bom e se Deus permitir em breve retornaremos ao fim del mundo e principalmente a El Calafate para rever os glaciais perito morreno. que o Grande Arquiteto do Univero os aconpanhe. abraços Bidy

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  13. Olá Eduardo e Leticia
    Desejamos sorte e sucesso neste projeto.
    Acompanhar o Diário de Bordo é relembrar o passado, estivemos fazendo este mesmo roteiro a 2 anos.
    É muito bom ver como as pessoas que nos acompanharam em nossas viagens se sentiam, pois hoje somos nós que estamos por aqui curtindo e diáriamete procurando noticias.
    Abraços
    RiSi
    F4000 Turiscar

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    • eduardo

      14 Anos ago

      Olá Ricardo e Silvia, legal estarem revivendo e lembrando suas viagens, sempre lembramos de nossas aventuras quando vemos alguma reportagem. Abraços

      Comentar

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