O Projeto TRAVESSIA DAS AMÉRICAS consiste em percorrer as 3 Américas, partindo de Guaratinguetá-SP, seguindo para Ushuaia, na Argentina, cidade mais austral da América do Sul, e posteriormente para o Alaska, Estados Unidos, a última localidade ao norte das Américas.
A travessia será feita por 2 pessoas em um MOTORHOME montado sobre um chassi FORD F-4000 com tração nas quatro rodas, e percorrerá cerca de 80.000 km em 12 meses, registrando imagens de locais especiais de cada paÃs, mostrando o comportamento deste tipo de veÃculo nas estradas das Américas. A preparação para a travessia vem sendo feita desde janeiro de 2007, com intuito de obter uma boa organização e mostrar a total seriedade deste projeto.
A escolha da Marca FORD se deve a grande confiabilidade na linha de pickups e caminhões leves que, a cada ano, vem se consagrando como os melhores veÃculos deste segmento nas Américas. O veÃculo escolhido, um F-4000 4×4, lançado no Brasil em 2010, atende a todos os requisitos para uma expedição desta magnitude.
A linha F-4000 conta agora com inovações como a nova suspensão dianteira, tração nas 4 rodas e o motor Cummins, B3.9 120 turbo diesel aftercooler, de 120cv de potência. Apesar de ser considerado um caminhão, a F-4000 apresenta conforto e dirigibilidade de uma pickup.
A utilização da F-4000 neste projeto vai demonstrar ao mercado brasileiro e dos outros paÃses da América, a resistência e a versatilidade deste veÃculo enfrentando mudanças de temperatura e todo tipo de terreno como desertos, neve, lama e muitas trilhas. Com as imagens profissionais confeccionadas durante a travessia, a FORD do Brasil poderá elaborar campanhas com fotos e vÃdeos, mostrando a confiança e resistência do caminhão para aplicações diversas na cidade e no campo, trabalhos em estradas de difÃcil acesso, parques, reservas, minas, dentre outros. A F-4000 4×4 veio para atender um segmento especÃfico do mercado que não contava com veÃculos desta natureza.
A travessia conta com o apoio da TIM,  através da utilização de aparelhos fornecidos pela empresa e também do excelente serviço da operadora presente na maioria dos paÃses presentes no percurso. Através da TIM será possÃvel fazer a atualização do site do projeto, além do envio de reportagens para revistas especializadas. Â
A PIRELLI Pneus também entrou neste projeto como parceira fornecendo os pneus FG-85, o pneu ideal para as estradas que serão enfrentadas e pela sua ótima capacidade de carga enfrentando asfalto e terra.
Com estas parcerias  a Travessia das Américas pretende atingir os objetivos e proporcionar um retorno de marketing compatÃvel com o investimentos destas grandes marcas.   Â
Â